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Como divulgar a sua loja virtual. 7 Super dicas para você aparecer na busca gratuita do Google.

MARKETING DIGITAL

Como conquistar clientes para sua loja virtual.

E agora, como conseguir clientes?

Você pesquisou e chegou a conclusão que ter uma loja virtual é uma excelente oportunidade de negócio. Você contratou a melhor plataforma de e-commerce, investiu tempo e recursos em design, logística, pagamento, conteúdo, e agora se pergunta: Como vou encontrar clientes para meu e-commerce?

Se você fez esta pergunta antes de chegar neste artigo, tenho uma boa notícia, ele foi escrito para você!

Neste artigo irei compartilhar algumas super dicas para você iniciar a divulgação da sua loja virtual de forma simples e objetiva, sem esconder o "pulo do gato".

Bloco de anotações preparado? Então continue lendo este artigo.

DICA #1: O QUE É SEO?

SEO para E-commerce

SEO é um termo que se popularizou nos últimos anos, que significa "Search Engine Optimization" e em português "Otimização para Sites de Busca", trata-se do processo para tornar sua página mais atrativa e acessível para mecanismos de busca, como o Google, Bing e outros.

SEO é um processo amplo que requer muita dedicação, não há garantias que seu trabalho lhe garanta a primeira posição no Google, porém, mesmo que não seja alcançado o tão desejado primeiro lugar da busca orgânica, certamente, seu site irá melhorar muito em relação a outro que não se atenta as melhoras práticas de SEO.

Outro ponto importante que deve ser considerado é que cada página de seu site tem um posicionamento independente, ou seja, você pode investir no SEO de um produto específico de sua loja virtual, desta forma, a página deste produto pode ter um bom posicionamento para sua principal palavra chave e as demais ter um posicionamento inferior, sendo assim, não se preocupe apenas com a página inicial de sua loja virtual, lembre-se que através dos sites de busca, um cliente pode entrar em sua loja virtual por um departamento ou mesmo pela página do produto.
Afinal, quanto mais próximo do conteúdo que procura, mais chances de conversão!

FATORES QUE INFLUENCIAM O POSICIONAMENTO DA SUA LOJA VIRTUAL

PALAVRA CHAVE

Palavra Chave para SEO

Boa parte de sua estratégia será baseada em torno de uma palavra chave, ela será responsável por atrair o público à sua página, desta forma, pesquise e defina uma palavra chave estratégica para sua página inicial, página de produto ou artigo de seu blog.

Exemplo: Tinhamos um escritório no bairro do Tatuapé em São Paulo e neste local funcionava nossa Agência de Criação de Sites, e como tinhamos interesse em atender clientes neste bairro, configuramos a Meta Tag Title da página inicial de nosso site da seguinte forma:

Criação de Sites no Tatuapé | Agência Kreative

Sempre que alguém pesquisava no Google por Criação de Sites no Tatuapé eramos o primeiro, e essa estratégia pode ficar mais eficiente se você criar uma conta no Google Places e confirmar seu endereço através de corresponência enviada pelo Google.

Enfim, se você pretende atender uma região, ou um nicho específico, saiba que ter uma boa palavra chave é estratégico.

Uma boa palavra chave poderá fazer com que sua página melhore no posicionamento, sendo assim, invista algum tempo para identificar a palavra chave ideal, seja para página inicial do seu site ou para cada um de seus produtos.

Abaixo algumas dicas de como identificar a palavra chave ideal:

  • 1. Uma boa opção de ferramenta é o Google Keywords Planner, com esta ferramenta você poderá pesquisar por sugestões de palavras relacionadas ao tema principal, além de consultar volume de pesquisa. Em breve vamos publicar um artigo específico ensinando a utilizar esta ferramenta, portanto, inclua em sua estratégia de pesquisa de palavras chaves.

  • 2. Outra opção bem simples, é a busca do Google, faça um teste: Abra seu Google Chrome com a opção de "janela anônima" (ctrl+n), pois desta forma suas preferências de navegação e login não irão influenciar os resultados apresentados. Insira no campo de busca sua palavra chave e observe o resultado das primeiras posições e as pesquisas relacioanadas, certamente serão boas sugestões de palavras.

    Exemplo Google
  • 3. Vocè pode verificar a autoridade de sua página, para isso, este serviço da renomada SEO Moz lhe fornece alguns dados importantes, o serviço é pago mas no modo gratuito já lhe fornece algumas informações básicas, as principais são:

PA (Page Authority): Determina a autoridade que esta página (produto, departamento, artigo...) tem perante o Google, a escala varia de 0 a 100, onde o maior número representa maior autoridade.

DA (Domain Authority): Este fator determina o domínio de sua loja virtual por completo, e tem a mesma lógica do PA citado acima para avaliação.

Domínios / Links: Como veremos a seguir em "backlinks", ter domínios e links apontados para seu site são de grande importância para o posicionamento de sua página. Agora que você já tem uma noção básica de como encontrar palavras chaves para sua loja online crie uma planilha e organize, desta forma você poderá escolher as melhores palavras para utilizar em sua página.

VELOCIDADE DA PÁGINA

Tempo de Carregamento

O tempo de carregamento de sua página também tem influência no posicionamento, é importante analisar alguns fatores antes de sair eliminando todos os ítens de sua página, por exemplo:

Design: Veja o quanto o design é importante para seu público, o quanto ele cria diferencial entre seus concorrentes, qual a influencia de credibilidade que ele agrega em sua loja virtual, após esta análise, defina se realmente é viável elimiar ítens de design para melhorar tempo de carregamento.

Imagens: É póssível ter boas imagens com um peso final que não comprometa a performace de sua página, portanto fique atento e faça testes de tamanho de arquivo, composição de fundo, formato, como você exporta o arquivo, e crie um padrão afim de obter o menor peso final.

Scripts: Eles sempre são um problema apontado por qualquer ferramenta de análise, porém, atualmente eles são cada vez mais indispensáveis, veja um exemplo: Hoje o Google prioriza no resultado sites com design responsivo, ou seja, que se adaptam a dispositivos móveis, porém, para que uma mesma estrutura se ajuste, aumenta a quantidade de scripts, o mesmo acontece do plugins de banners, validações e outras funcionalidades que criam uma melhor experiência com o usuário, sendo assim, ao invés de eliminar, procure utilizar processadores para otimizar folhas de scripts, elimine aqueles que não são utilizados e isso ajudará;

Servidor:Uma estratégia que pode influenciar muito no tempo de carregamento de sua página é investir em servidores dedicados, ou se sua empresa não dispõe deste investimento, pode investir em um semi-dedicado, isso melhoraria sua performance em relação aos planos compartilhados.

O QUE SÃO BACKLINKS?

O que são BaclLinks?

São links vindos de outros sites para seu e-commerce que irão contribuir muito para seu posicionamento, poderia dizer que esta é uma das principais estratégias que irá fazer com que sua página decole para as primeiras posições.

Você poderá analisar estes backlinks e entender quais sites linkam para você, qual o perfil do público, de forma que pode conhecer melhor e aplicar este conhecimento a sua estratégia.

Deve-se tomar muito cuidado, pois os backlinks precisam ter qualidade e podem vir naturalmente ou através de sites parceiros, não caia na tentação de comprar backlinks e promover assim a técnica de Black Hat SEO que iremos falar um pouco abaixo, levando sua loja virtual a ser punida pelo Google.

Pesquise por ferramentas para análise de backlinks e não se esqueça, você pode analisar também seus concorrentes, estudando suas estratégias.

Fique atento: Outro ponto que deve ser levado em conta, é o risco de você ser punido por receber backlinks de baixa qualidade que foram criados por concorrentes mal intencionados, logo, é necessário monitora-los afim de entender o que está acontecendo com seu posicionamento.

TEXTO-ÂNCORA

Esta é uma estratégia que irá aumentar muito a força de seus backlinks. Observe que a medida que escrevo este artigo insiro um link em algumas palavras chaves, veja que em vários pontos onde me refiro a como montar uma loja virtual ou sobre sua plataforma de e-commerce, sempre há um link para nosso site, na medida que este artigo é publicado em blogs na internet estes links se tornam backlinks com maior qualidade.

Lembre-se que o Google analisa diversos fatores, como o IP do servidor, Whois, ou seja, se o seu próprio blog envia link só para você, este peso de relevância passa a ser menor.

FACEBOOK AJUDA NO POSICIONAMENTO DE MEU SITE?

Esta é uma dúvida comum e que não há uma resposta do Google no que diz respeito a esta relação, porém, é perceptível que sites com bom posicionamento possuem redes sociais populares, e se seu link é compartilhado com frequencia, seu volume de acessos aumenta e desta forma indiretamente influencia em seu posicionamento.

NÃO FAÇA ISSO, POR FAVOR!

Black Hat SEO

Lutar por posicionamento no Google é uma batalha que demanda muito tempo e esforço, porém, será gratificante quando seu conteúdo estiver entre os primeiros em um segmento concorrido, isso fará você economizará muitos reais, sem dúvida. Portanto, os meios não justificam os fins, procure fazer um trabalho com qualidade e com critério.

Pesquise sim os melhores, afim de agregar conhecimento na escrita de seu conteúdo, mas nunca utilize o CONTROL C + CONTROL V, pois a duplicação de conteúdo será vista de forma negativa pelo Google além de que o autor poderá entrar em contato com você solicitando a remoção ou crédito.

Cuidado, veja algumas ações que são consideradas Black hat SEO:

  • Spam e comentários em blogs e redes sociais;

  • Troca de links;

  • Compra de links;

  • Links escondidos;

  • Texto chave escondido;

  • Uso excessivo de palavras chaves;

  • Compra de domínios com palavras chaves e apontamento para o site principal;

DICA #2: COMO CADASTRAR SUA LOJA EM MECANISMOS DE BUSCA

Cadastro gratúito em sites de busca

Agora que você já tem noções básicas de SEO, veja como cadastrar sua loja online aos principais mecanismos de busca.

É comum que o Google, por exemplo, indexe suas páginas antes mesmo que você faça a inserção manual, pois ele pode identificar sua página através de links na internet, rede social, e outros.

Para iniciar, solicite para seu webmaster incluir seu site no Google Webmasters Tools, isso fará com que seu link seja visto antecipadamente pelo Google, além de poder informar dados como o endereço de seu arquivo de sitemap.

Abaixo acesso a página de cadastro de URL dos principais buscadores, clique:

DICA #3: CRIANDO CONTEÚDO ESTRATÉGICO PARA E-COMMERCE

Conteúdo Estratégico para E-commerce

Até agora você já adquiriu algumas noções básicas de SEO, entendeu o que é uma palavra chave e como pesquisar a sua, agora vamos aplicar este conhecimento, pois o conteúdo é o personagem principal de qualquer estratégia que venha elaborar, seja na sua loja virtual ou em seu blog.

Você deve se perguntar: O que o Google ganha exibindo uma página em primeiro lugar que tenha exatamente o conteúdo que o usuário está procurando?

Ele ganha POPULARIDADE e CREDIBILIDADE, isso mesmo, se você realizar uma busca e encontrar com o mínimo de cliques o melhor conteúdo possível do tema que está pesquisando, sem a menor dúvida, sua próxima busca será no Google.

Sendo assim, o objetivo principal do Google é mostrar dentre os primeiros, os melhores conteúdo para seus usuários, e desta forma, se o seu conteúdo tem qualidade você poderá ser um deles.

INVISTA EM CONTEÚDO PERSONALIZADO

Como já citamos acima, copiar um conteúdo pode influenciar de forma negativa o seu posicionamento no Google, portanto, o oposto é verdadeiro, produzir um conteúdo sob-medida para sua página institucional ou para seu produto irá gerar diversos pontos positivos, que vão desde o fortalecimento de sua marca, aumento da confiança de seu cliente e o principal, irá informar melhor seu cliente, imagine a seguine situação, muito comum no e-commerce:

Como já percebeu não é fácil conquistar uma visita, se você está investindo em link patrocinado sabe que não é barato, agora imagine que este cliente potencial, enfim chegou na página de seu produto e está a poucos cliques da tão esperada conversão, e ao procurar uma informação sobre o produto ele não encontra.

Adivinha o que ele vai fazer?

Ligar para você e perguntar? postar uma pergunta na página do seu produto? hum... talvez! O mais provável é que ele abra uma nova janela do Google, pesquise e encontre o conteúdo, sabe onde? No site do seu concorrente, e o que é pior, com preço melhor que o seu.

Ah, aquele quase pedido foi embora, voando, por muito pouco... entendeu a importância de ter um conteúdo de qualidade?

SEM TEMPO PARA ESCREVER SEU CONTEÚDO?

É, escrever conteúdo leva tempo, desde a pesquisa, escrita e revisões, e nem sempre você empreendedor tem este tempo disponível. Desta forma é possível contratar empresas especializadas na criação e revisão de conteúdo. De preferência para empresas que trabalhem com conteúdo voltado para e-commerce, pois eles levarão em conta os pontos que abordamos acima, como pesquisa de palavras chaves e estratégia de SEO.

DICA #5: CERTIFICANDO-SE QUE SUA PLATAFORMA É OTIMIZADA

Plataforma de E-commerce Otimizada para sites de  Busca

Se sua plataforma é HIGHcommerce pode ficar tranquilo, pois as melhores práticas de SEO são consideradas, se não é HIGHcommerce, fique atento aos seguintes pontos que são muito importantes para que sua plataforma seja vista pelos buscadores:

Metas Tags: Personalize todas com conteúdo único e original;

Rich Snippets: Confira se as tags dos seus produtos / preços utilizam este padrão;

Design Responsivo: Esteja atento, o número de acessos por celular aumenta a cada dia e sua loja virtual precisa se ajustar ao tamanho da tela;

URL amigável: Defina títulos de fácil compreensão tanto para seus clientes quando buscadores;

Tag Alt nas imagens: Identifique as imagens de seus produtos com a tag alt e utilize sempre que possível títulos amigáveis no nome de seu arquivo de imagem. Canonical Page: Confira se sua página precisa deste código para evitar duplicação;

URL única: Cuidado para não exibir a mesma página em protoloco http e https com e sem barra, com e sem www. Faça com que apenas um formato responda e evite página duplicada;

Sitemap: Mantenha o arquivo xml de seu sitemap sempre atualizado para que o Google seja informado de novidades;

Título da página: Fique atento, crie um título que responda aos anseios de seus clientes, não se esqueça da estratégia de palavras chaves já abordada por aqui;

Cross selling: Crie relacionamento entre produtos, crie links internos entre seus produtos.

DICA #6: BLOG COMO ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO

Como já abordamos aqui, ter conteúdo de qualidade é essencial para o sucesso de seu e-commerce, mas você pode ir além dos produtos.

Isso mesmo, além de ter produtos cadastrados com conteúdo de qualidade você pode conquistar mais clientes criando conteúdo relevante à suas necessidades.

Imagine que você tem uma loja virtual de suplementos com produtos que muitas vezes seu potencial cliente desconhece sobre seu uso, você pode criar um blog com dicas para o consumo de suplementos de acordo com cada necessidade, certamente além de fidelizar seu cliente, você atrairá muitas pessoas interessadas em sua informação que poderão tornar-se novos clientes de sua loja virtual.

OK, QUERO UM BLOG, MAS COMO COMEÇAR?

A principal estratégia do seu blog deve ser prover informação de qualidade, pois se você usá-lo apenas para bombardear seu e-commerce com links, sua estratégia não terá o resultado esperado, você deve postar links quando se tratar de um produto, mas não seja agressivo na quantidade destes links.

Uma outra dica é você utilizar serviços de Blogs conhecidos, como o WordPress e o Blogger, pois você não precisará se preocupar com a plataforma de blog, você focará apenas em seu conteúdo, além do que, estar em IP diferente da sua loja virtual irá melhorar a qualidade dos links recebidos.

Agora que você criou seu Blog, voltamos ao personagem principal, o conteúdo. Vamos abordar algumas dicas para que você possa escrever um bom artigo.

PESQUISA DE CONTEÚDO

Sabemos que a base para a contrução de um conteúdo de qualidade é o conhecimento, portanto, saber organizar e embasar este conhecimento é muito importante para a credibiliade de suas informações.

Antes de elaborar seu artigo, pesquise por artigos de qualidade dentro do tema que irá abordar, estude-os, observe as caracteristicas que podem influenciar no bom posicionamento deste artigo.

Além da busca do Google você poderá pesquisar conteúdo nos seguintes canais:

  • Vídeos (Youtube)

  • Infográficos (Pinterest)

  • Imagens (Google, Pinterest)

  • Slides (Slideshare)

  • Livros / Revistas

  • e-Books

Organização

Organização do Artigo

Ter um conteúdo organizado é muito importante para que a informação seja compreendida, tenha convicção que a medida que seu artigo é escrito o tema é complementar ao já abordado, uma estratégia para estruturar seu artigo é com o uso de Mapas Mentais, esta é uma ferramenta que pode lhe auxiliar: Mindmeister.

Dicas para estruturar seu mapa mental:
Destaque a idéia central;
Estruture de forma hierarquica;
Utilize as tags HTML de H1, H2 e H3 para estruturar suas ramificações;

Defina claramente seu público alvo.
Como já foi citado neste artigo, escrever tendo seu leitor como foco é a melhor estratégia, então, antes de começar defina-o bem.

Certifique-se que a aplicação das dicas seja de fácil utilização para os seus leitores e que sua informação não irá influenciar o mesmo a praticar nenhum ato ilícito, seu objetivo precisa sempre ser de ajuda-lo e não criar um problema.

Tenha conhecimento sobre o que pretende escrever, compartilhe experiências e esteja aberto a responder perguntas sobre o tema.

Releia seu artigo a pelo menos três vezes em momentos diferentes, e reescreva o que achar necessário.

Caso não seja um perito em gramática e redação como eu, contrate uma empresa especializada em revisão de conteúdo, saiba que um conteúdo bem escrito, respeitando as normas gramaticais será de melhor compreensão.

Defina o tema de seu artigo e depois de finalizado, defina o título.

Publique seu artigo.

Agora, conte para todo mundo o que você escreveu! Alguns serviços irão lhe ajudar neste processo, como as redes sociais. Abaixo seguem alguns diretórios especializados para publicação de artigos, explore:

Explore também as listas de Social Bookmarking, esta modalidade também é uma boa opção para divulgar seus artigos, parecido com os diretórios, estes serviços possuem um bom PagRank, desta forma você pode criar conta nestes locais e publicar seus artigos, mas não se esqueça de traduzir o conteúdo para o Inglês, caso não tenha conhecimento neste idioma, utilize o Google Tradutor para conversão de idioma.

Confira abaixo alguns sites deste gênero:

DICA #7: MONITORE SEUS RESULTADOS COM GOOGLE ANALYTICS

Agora que você já sabe como gerar conteúdo e divulgar gratuitamente sua loja virtual, você precisa monitorar seus acessos. Conhecer o público conquistado, estas informações serão ricas para definição de sua estratégia, seja de busca orgânica ou de link patrocinado.

Conheça seu público, saiba de onde ele vem e quais dispositivos são utilizados e saiba quais palavras chaves são as mais populares para gerar tráfego para sua página web.

Existem diversas opções, mas sem dúvidas, a melhor opção gratúita é o Google Analytics, que além de fornecer muitos dados de sua página, pode ser integrado com outros serviços, como o Google Adwords.

Então não perca tempo, utilize sua conta Google e crie uma conta no Google Analytics, solicite auxilio de seu webmaster e inclua o código em sua página, é rápido e fácil.

E PARA FINALIZAR

Breve teremos alguns artigos específicos de como explorar esta poderosa ferramenta, porém as informações básicas você consegue acompanhar sem conhecimentos avançados. Com base na experiência que tenho posso afirmar, todos os clientes que se preocupam com conteúdo, em criar um diferencial, o resultado de sua operação de e-commerce é muito mais saudável, pense nisso e invista tempo em seu projeto.




QUEM SOU

Meu nome é Maikon Santos e sou formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, sou especialista em comércio eletrônico.

Estou há mais de 10 anos neste segmento e já atuei em todas as etapas do processo, isso mesmo, todas, desde a análise, banco de dados, front-end, design e desenvolvimento. Hoje meu foco são os resultados, com objetivo de auxiliar os clientes da HIGHcommerce a atender seus objetivos.


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